Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

Tenda Espírita Caxana.


A Tenda Espírita Caxana.

Entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 10 de Abril de 1965, e até os dias de hoje nunca fechou suas portas. Realiza seus trabalhos calcado na Fé e Caridade, principio que foi erguido e solidificado junto com sua estrutura física e espiritual, com orientação amorosa de Pai Caxinxe e Pai Anacleto.




Iansã

Sincretismo - Santa Bárbara

Data: 04/12

Iansã divindade feminina de temperamento dominador e apaixonado é considerada guerreira por causa de sua grande coragem.Uma das esposas de Xangô é rainha dos ventos, dos raios, dos trovões e do fogo. ? o único orixá capaz de enfrentar e dominar os eguns, ou seja, os espíritos e almas dos mortos que voltam à Terra em determinadas circunstâncias.? representada vestida de saia vermelha ou vermelha e branco com muitos acessórios e adereços vermelhos além de espada de cobre, sua comida é o carajé, amalá, arroz, milho branco e feijão fradinho.Seu dia da semana é quarta-feira, sua saudação Epahei!.Considera-se o 4 de dezembro como o seu dia de festa de Iansã que foi sincretizada com Santa Bárbara.


Oxum

Sincretismo - N. Sra. da Conceição

Data: 08/12

Oxum é Orixá feminina das águas doces, uma das esposas de Xangô.Exerce o poder da fecundidade e é responsável pelo sucesso ou não dos empreendimentos.As mulheres costumam invocá-la para resolver suas questões sob o apelido de ??Minha Mãe Feiticeira?.? vaidosa, ciumenta e gosta de ser presenteada com perfumes e bijuterias.Sua festa depende do santo sob o qual é sincretizada:N. S. Das Candeias, na Bahia o dia é no 2 de fevereiro e N. S Conceição, no Rio de Janeiro é no dia 8 de dezembro.Suas vestes são da cor amarelo e branca, com pano amarelo às costas, segurando nas mãos uma espada e um abebé de latão.Seu dia é sábado, sua comida favorita o omolucum e sua saudação Eri ierê ô.


Omulu

Sincretismo - São Lázaro

Data: 17/12

Omulu, assim como Obaluaê, é o Orixá da passagem entre os vivos e os desencarnados. Orientador das calungas (cemitérios) coordena as passagens. Omulu é o dono do cruzeiro dos cemitérios e regente supremo das almas.


Oxalá

Sincretismo - Jesus Cristo

Data: 25/12

Essa linha tem a supervisão de Jesus, o Cristo, e representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar. ? a luz refletida que coordena as demais vibrações. As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma "Chefia de Cabeça". O astro correspondente é o Sol, a cor é a branca e amarele-ouro e o dia é o Domingo.

Agenda do mês

04

/12

Povo d agua

Inicio as 18:30 horas


11

/12

Evangelização

Inicio as 18:30 horas


14

/12

Sessão de Exús - Encerramento

Inicio as 18:30 horas. Encerramento das atividades do ano 2107


14

/12

Aviso: Encerramento e Retorno das atividades

Encerraremos as atividades relativas ao ano de 2017 e na oportunidade informamos que retornaremos em 20 de janeiro de 2018, com festa Oxosse.


Acesse...

Reflexão



Deus dorme no mineral , sonha no vegetal, desperta no animal e é consciente no homem, que deste modo pode atingir a perfeição.


A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem.

Veja mais...

Pensamentos


Transições

Há momentos onde o cansaço excede a esperança de estar em paz.
Há momentos onde a tristeza alcança a doce alegria que nos acompanha.
Há momentos onde a desistência fala mais alto, restando-nos o vazio, a espera.
Há momentos onde somos obrigados a dar limites, quando na realidade gostaríamos de seguir livres pelos cami .....



Leia mais

Vejam todos os pensamentos...